Aplicativos Mobile: definições, história e previsões
Mesmo que quiséssemos negar ou deixá-los passar despercebidos, os aplicativos estão cada vez mais populares e se tornaram muito importantes nos últimos anos, eles passam a ter papel de suma importância na vida dos usuários.
Desde 2007 os apps (aplicativos) se tornaram mania e grande parte deste sucesso vem dos smartphones, que crescem rapidamente em todo o mundo e oferecem aos usuários diversas ferramentas para cada tipo de necessidade ao alcance das suas mãos.
O crescimento é notório, tanto que o Brasil, segundo ranking da Flurry, está na 10ª colocação entre países que mais utilizam os sistemas operacionais, como iOS e Android. Isso quer dizer que temos milhões de aparelhos móveis espalhados e consequentemente milhares de apps sendo usados a todo instante.
Mas o que são os aplicativos Mobile?
Aplicativos mobile são softwares que desempenham objetivos específicos em smartphones e tablets. É possível acessá-los por meio das “lojas de aplicativos”, como a App Store, Android Market, BlackBerry App World, Ovi Store, entre outros.
Alguns aplicativos são gratuitos, e outros pagos. Normalmente são destinados a dispositivos como iPhone, iPad, BlackBerry ou Android, mas também podem ser baixados para computadores menos portáteis, como laptops ou desktops. Os aplicativos são destinados à facilitar o desempenho de atividades do usuário, para diversas finalidades. assim como para puro divertimento.